Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

sábado, 4 de novembro de 2006

O seu português está te causando "pobremas"??? Hum, isso é péssimo!!!

ERROS DE PORTUGUÊS REPROVAM 70% DOS CANDIDATOS A EMPREGO

Entre os principais deslizes estão concordância e gerundismo. Especialistas dizem que é bom prestar atenção ao falar.

MERCADO DE TRABALHO: FALAR E ESCREVER CORRETAMENTE

Você sabia que de cada dez pessoas que passam por uma entrevista de trabalho, sete são reprovadas porque falam e escrevem errado? Falar bem o português é uma exigência hoje em dia, para qualquer função. Até mesmo para quem não lida com pessoas, como um operador de máquinas.

Uma empresa de Salvador (BA) contrata, em média, até 30 pessoas por mês e a língua portuguesa tem um peso muito grande no processo de seleção. Já na primeira etapa, os candidatos fazem uma redação e um teste de interpretação de texto para todos os cargos – desde os administrativos até os operacionais. Os testes de português são eliminatórios e o índice de reprovação é alto: 62% dos candidatos de nível médio e 45% dos candidatos de nível superior não conseguem passar porque têm pouco vocabulário, não compreendem o texto e demonstram falta de leitura.

Não há pesquisas, mas nas grandes agências há casos em que, numa mesma seleção, sete em cada dez candidatos não passaram no teste porque cometeram algum erro de português. Veja alguns erros mais comuns e exemplos:
- concordância verbal: ‘fazem cinco anos’;
- gerundismo: ‘vamos estar fazendo’;
- gírias: ‘dar uns toques’;
- lugares comuns: ‘a nível de Brasil’, ‘fechar com chave de ouro’;
- pontuação e acentuação na hora de escrever.

“As pessoas participam de uma entrevista como se estivessem numa sala de bate-papo ou conversando com amigos. Então, são descuidados. Também pecam pela falta de leitura. Os jovens não têm o hábito de ler”, explicou Sidnéia Palhares, gerente de RH.

E o problema não aparece só na hora de escrever. É preciso ter boa fluência e falar pausadamente, para ser bem entendido. Outras dicas são esquecer as gírias e evitar gerundismo.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1331656-5598,00.html

Nenhum comentário: