Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Celular aumenta produtividade na usina de cana

O uso do celular para monitorar a produção de cana-de-açúcar de uma usina começa a ganhar espaço no Brasil. O boletim sobre o monitoramento de uma operação, que anteriormente levava até quatro dias, entre chegar na usina e ser digitado, passou a ser on-line e em tempo real.

Problemas como falta de combustível nos veículos ou chuvas em algumas áreas são imediatamente identificados, possibilitando a transferência das frotas. "A tomada de decisão é praticamente on-line", diz o gerente de TI do Grupo Equipav, Sérgio Caliane, que utiliza o sistema da Simova.

Caliane explica que, caso o funcionário esteja trabalhando em um ambiente sem sinal, não haverá perda de dados. "Se os dados não forem transmitidos por mais de quatro horas, será emitido um alerta, já que nenhuma atividade demanda esse tempo".

Com o monitoramento constante feito pelo uso do celular, o número de horas de máquinas paradas é reduzido, o que permite também uma grande redução no custo de operação. Além do benefício de monitoramento da frota, todas as operações apontadas são integradas ao sistema de gerenciamento agrícola, eliminando o processo de digitação destes dados e possíveis erros.

"Temos desenvolvido muitos projetos para o uso de celulares em fazendas de cultivo de cana, principalmente devido aos diversos benefícios que este tipo de tecnologia traz, a começar pela interface que é fácil e elimina a necessidade de treinamentos complexos", afirma Fábio Calegari, diretor comercial da Simova. O aplicativo é instalado na área de jogos do celular, o que facilita o uso por parte dos funcionários da usina.

(Sérgio Toledo – InvestNews: www.investnews.com.br)

Nenhum comentário: