Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

terça-feira, 3 de outubro de 2006

ARTIGO DA SEMANA - "A arte de vender idéias"

A ARTE DE VENDER IDÉIAS

Alexandre Mendes de Freitas

Para atuar no mundo dos negócios precisa algo mais que mercados, é necessário possuir técnicas de administração que tornem os negócios mais competitivos e eficientes em qualquer mercado aqui ou ali, onde estiver o cliente disposto a adquirir produtos e serviços pela qualidade e custos acessíveis. Não basta ser um bom vendedor tem que entender o que o cliente necessita, não dizer apenas os atributos e serviços que o produto oferece, sem saber os benefícios e vantagens que o mesmo oferece para o cliente.

De nada servem as idéias brilhantes, produtos e serviços com tecnologia de ponta se elas não se constituem em algo de valor para outra parte. Atualmente ouve-se em crise econômica, política e social na verdade crise é nada mais que a própria deficiência do homem diante dos recursos. É claro, ninguém é super homem que possa fazer tudo ao mesmo tempo, até a física explica que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

A palavra crise está muito próxima de crie, portanto deixe de lado aqueles que dizem "sempre foi feito assim, em time que está ganhando não se mexe". Na verdade essas pessoas estão trancando suas idéias, sonhos e ideais. É comum na Europa e nos EUA a utilização de executivos temporários na gestão dos negócios, prática conhecida como ‘Iterim Management’, ou seja, gestão interina. Este método nada mais é que soluções para certos problemas gerenciais que garantam a produção de resultados e objetivos. Entretanto o plano em si de nada adianta se não houver pessoas qualificadas e efetivamente dispostas a manter seu objetivo a toda prova.

Em resumo não basta ter o melhor produto ou ser o melhor vendedor, sem saber o que realmente o cliente necessita. Muitos empresários precisam aprender que o mundo não se limita a quatro paredes, a fonte de riquezas está além de seus limites, mas para conquistar esses mercados que se estendem a todo momento, exige-se mudança de postura, de pensamentos e de visão.

Alexandre Mendes de Freitas é Consultor de Empresas – MBA Gestão Empresarial FGV

Do site: http://www.empresario.com.br/artigos/index.html

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Estou a procura de informações. Quero tentar vender uma ideia e gostaria de saber para onde mandar, para quem e como? Se existe algo no Brasil q compre ideias como existe na Alemanha e nos Esatados Unidos como o Massachusetts Institute of Technology que premiam os melhores e eles sao selecionados atraves de um concurso e ganham em media 50mil dolares, existe isso aqui no Brasil? se puderes me informar algum local. Obrigada!
suzomero@hotmail.com