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sábado, 6 de janeiro de 2007

ARTIGO DA SEMANA: "Comunicação do Século da Pressa para o 3º Milênio"

Quem ainda acredita no velho axioma de que "pode mais quem sabe mais" precisa repensar a sua forma de trabalhar o conhecimento. O século 20, chamado "o século da pressa", consagrou uma nova verdade que ressalta a importância da comunicação no contexto empresarial e social, mudando o antigo conceito para "pode mais quem sabe antes".

Tem-se criado infinitos recursos gráficos, audiovisuais, etc. que a todo o momento revolucionam os meios de comunicação de forma a tornar rápido e eficaz o fluxo de informações. Do telefone ao telex e deste ao fax, do telégrafo à TV e ao radar, do envio de correspondência por mensageiro ao correio eletrônico, do rádio à comunicação direta via satélite, hoje se acha disponível uma imensa gama de recursos utilizados pelas organizações, que saíram dos quadros de aviso e jornais internos ("house-organs") para um complexo sistema internacional de rede de comunicação como a Internet.

Com toda essa facilidade, hoje só sabe menos que o concorrente quem quer. Existe uma enorme facilidade de acesso a muito mais informações do que precisamos - e conseguimos - assimilar. Daí que ninguém mais pode partir da premissa de que sabe mais. Porém, sai na frente quem se adianta para buscar a informação que precisa antes que seu concorrente o faça, e isso, sim, é que faz a diferença. No século da pressa, a exemplo de uma corrida de Fórmula 1, qualquer segundo pode representar uma grande vantagem em relação ao adversário. Gloriosos segundos à frente no vertiginoso mercado destes novos tempos pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

Com o desenvolvimento tecnológico da comunicação, hoje em dia está se tornando cada vez mais comum a formação de equipes virtuais que, mesmo tendo todos os seus integrantes separados por grandes distâncias, podem trabalhar em conjunto através dos sistemas informatizados que utilizam para suas "reuniões". Qualquer usuário de um telefone digital, já amplamente difundido nos sistemas telefônicos de todo o país, já tem acesso fácil a um serviço de teleconferência, que lhe permite estabelecer conversação simultânea com até 12 pessoas ao mesmo tempo, dispensando a presença física para que grandes decisões possam ser tomadas pelos componentes do grupo.

Os sistemas de comunicação à distância estão fazendo surgir também um novo tipo de profissional, e também de forma de relacionamento empresa-empregado: trata-se do "home-office". Ou seja, o trabalho executado em casa, sem necessidade de deslocamentos que aumentam custos tanto para a empresa como para o funcionário: a estrutura daquela pode ficar mais enxuta, com elevada economia de recursos e o empregado dispensa gastos com refeições externas, passagens e roupas. Todos os contatos são feitos via computador, fax, telefone ou até por circuitos integrados de TV.

A comunicação tem o poder de transformar um aglomerado de pessoas em uma equipe, e torná-la tão eficaz quanto mais eficientes forem os canais estabelecidos para servi-la. Num processo voltado para a Qualidade, compete ao gerente estabelecer canais confiáveis e sistematizados de comunicação, de forma a garantir a adequação do fluxo de informações em todos os níveis na sua área de atuação, promovendo a perfeita integração da equipe e facilitando assim o alcance de suas metas.

Isso permite trazer as informações da ponta, realizar um efetivo gerenciamento das relações com os clientes e com o mercado de um modo geral, efetuar-se um adequado acompanhamento das ações delegadas, divulgar amplamente a missão, estratégias e planos organizacionais, além de, entre outras vantagens, zelar pela imagem que a empresa conquistou junto a seus clientes.

Estabelece-se assim um permanente canal de acesso aberto nos dois sentidos de forma que, por um lado, possam ser divulgados objetivos, produtos e serviços e, por outro, possam chegar subsídios que norteiem o processo de promover a contínua satisfação e superar as expectativas dos clientes.

Luiz Roberto Bodstein
É consultor de organizações, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Humano, Planejamento Estratégico e Programas de Qualidade nas organizações

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