Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

sábado, 6 de janeiro de 2007

Empresas novatas fizeram a festa na Bovespa em 2006

Empresas de vários setores da economia brasileira encontraram na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) uma forma de se beneficiar do excesso de dinheiro existente no mercado mundial. O movimento, que deve se repetir em 2007, foi marcado pela abertura de capital de empresas de médio porte, mas que têm grande representatividade em seus ramos de atividade, como é o caso da Construtora Gafisa, a Imobiliária Lopes e a Medial Saúde, entre outras.

Segundo dados da Bolsa paulista, o faturamento médio anual dessas companhias ficou em R$ 550 milhões. No total, 25 empresas estrearam suas ações na Bovespa em 2006, ante nove em 2005 e sete em 2004. O volume de operações primárias somou R$ 9,2 bilhões. ?Com raras exceções, os lançamentos feitos neste ano tiveram bastante sucesso, com valorizações expressivas dos papéis?, afirmou o superintendente de relações com empresas da Bovespa, João Batista Fraga.

Outro ponto positivo é que das 25 companhias que entraram na Bovespa, 20 ingressaram no Novo Mercado. Para fazer parte desse segmento, a empresa deve adotar práticas de governança corporativa e tornar as informações mais transparentes. Com isso, os investidores têm mais segurança e os custos de captação de recursos são reduzidos. Além disso, as ações negociadas no Novo Mercado têm mais liquidez.

De acordo com os especialistas, a maioria das companhias que entraram para o seleto rol da Bovespa usou os recursos para investimento produtivo, o que pode trazer bons resultados para a economia nacional. Algumas raras exceções aproveitaram a liquidez internacional para a reestruturação de dívidas. Mas isso ocorreu em número menor, afirma Fraga, da Bovespa.

Agência Estado

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário: