Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Empresários inovadores esperam contratar mais

Empresários inovadores são mais otimistas em seus planos de contratação. Entre os empreendedores que consideram seus próprios produtos inéditos, cerca de 35% pretende gerar seis ou mais postos de trabalho nos próximos cinco anos. Entre os empresários que desenvolvem produtos já conhecidos e com concorrência, esse índice cai para 21%.

A exportação também parece estar mais próxima do empresário que se considera inovador. Cerca de 6% dos empreendedores com produtos originais pretendem obter, com exportação, pelo menos 25% de sua receita. Entre os empreendedores com produtos conhecidos, esse número é de apenas 2%.

Os dados foram divulgados hoje (18/04) na sede do Sebrae e fazem parte do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2006, um dos principais estudos sobre empreendedorismo em todo mundo. Os números podem apresentar algumas distorções pois estão centrados na percepção do empreendedor sobre seu produto, sua empresa e suas perspectivas. "Mesmo assim, podemos notar que as vantagens competitivas trazidas pela inovação se refletem em números", diz Paulo Bastos, pesquisador sênior do GEM Brasil.

Em relação ao Brasil, muitos resultados desse ano foram bastante parecidos com os dados da pesquisa passada. A taxa de empreendedores iniciais (aqueles cujas empresas têm entre três e 42 meses de existência) praticamente não sofreu alterações -- cresceu de 11,30% em 2005 para 11,65% em 2006, colocando o Brasil em 10º lugar no ranking de empreendedores iniciais. O índice de empreendedores estabelecidos (aqueles cujos empreendimentos existem há mais de 42 meses) cresceu de 10,10% em 2005 para 12,09% em 2006. O Brasil é o quinto país no ranking de empreendedores estabelecidos.

Metodologia

No Brasil, foram entrevistados dois mil indivíduos de todas as regiões. Os percentuais de empreendedorismo medem a quantidade de empresários em relação à população do país. A pesquisa brasileira foi executada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, em parceria com o SEBRAE.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: