Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Jovens não conseguem emprego por estarem desqualificados e 'desinformatizados'

  • Estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que 18% dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos estão fora da escola
  • Segundo o IBGE, 11,4% dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à internet; 5% desse universo tem renda familiar de até 10 salários mínimos
  • Para oferecer qualificação profissional e maiores chances no mercado de trabalho aos jovens carentes a ONG Idepac oferece cursos gratuitos de informática e administração

De acordo com estudo realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 18% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Desse universo, aproximadamente 20% pertencem à faixa da população mais pobre do país. Além da dificuldade de freqüentar a escola, esses jovens sofrem com a falta de informatização. De acordo com a última pesquisa sobre inclusão digital realizada pelo IBGE, 11,4% dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à internet e apenas 5% deles são de famílias com renda de até dez salários mínimos.

Para que esses jovens carentes tenham mais chances no mercado de trabalho, desde abril de 2005, a ONG Idepac realiza um trabalho de qualificação profissional e inclusão digital. A entidade, que já formou mais de 3 mil jovens, oferece a eles desde cursos técnicos administrativos, contábeis e de informática até dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego. Além disso, a entidade encaminha os jovens ao mercado de trabalho. Desde sua inauguração, cerca de 300 alunos conseguiram um emprego.

"É gratificante completar dois anos de existência sabendo que muitos jovens que passaram pela ONG estão no mercado de trabalho e hoje dão maior importância para os estudos. Nesse período, conseguimos estabelecer uma boa infra-estrutura na sede. Criamos o caminhão-escola, unidade móvel que vai até a periferia para oferecer cursos aos jovens que não têm condições financeiras para arcar com o custo do transporte, e inauguramos mais uma unidade, no bairro de Heliópolis. A meta para 2007 é transformar a entidade em escola técnica", afirma o presidente da ONG Idepac, Sérgio Contente.

A sede, com 1,2 mil metros quadrados, localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, possui seis salas de aula equipadas com 200 computadores e auditório com capacidade para 300 pessoas. A unidade em Heliópolis é resultado de uma parceria com a associação de bairro Criança Feliz. Juntas, as duas entidades criaram um espaço com dez computadores para que os jovens da região possam se qualificar profissionalmente.

Já a unidade móvel, um caminhão-baú de 14 metros de comprimento e 2,8 metros de largura que se transforma em uma equipadíssima sala de aula com 25 microcomputadores conectados à internet, ar-condicionado, projetor e telão para qualificar gratuitamente jovens carentes de regiões com alto risco social. O caminhão-escola já passou por bairros como Cidade Tiradentes, Itaquera e Arthur Alvim.

A ONG Idepac foi criada pelo empresário Sérgio Contente, diretor-presidente da Contmatic Phoenix, empresa desenvolvedora de software contábeis e administrativos, que patrocina integralmente a entidade com a destinação de cerca de 6% de seu faturamento anual.

Para se candidatar às vagas oferecidas pela ONG Idepac, os jovens devem atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 24 anos, renda de meio salário mínimo por integrante da família e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. As inscrições podem ser realizadas por meio do telefone (11) 2295-8728 ou pessoalmente na sede da ONG, na Rua Visconde de Itaboraí, 441, no bairro do Tatuapé, e nas entidades assistenciais conveniadas, cujos endereços estão disponíveis no site www.idepac.org.br.

Fonte: Portal Administradores
www.administradores.com.br

Nenhum comentário: