Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

(Local) Sucessão em empresa familiar é tema de palestra

Mais de 500 pessoas, entre empresários, consultores, profissionais liberais e estudantes, lotaram o auditório do Hotel Parque dos Coqueiros na quinta-feira (13) para assistir à palestra 'Sucessão e Profissionalização da Empresa Familiar', proferida pelo professor Renato Bernhoeft. Ele é fundador e presidente da Bernhoeft Consultoria, membro e responsável pela América Latina do FBCGi - The Family Business Consulting Group Internacional, conferencista e consultor de empresas nas áreas de profissionalização e sucessão de empresas familiares, formação de sucessores.


Para Renato Bernhoeft, a grande maioria dos empreendedores brasileiros começaram com pequenos negócios, eram cidadãos humildes que tiveram que trabalhar muito para melhorar a qualidade de vida. O problema é que muitos desses empreendimentos cresceram bastante e se tornaram maior que a capacidade dos seus proprietários de gerenciar. “Empreendedor é aquele que constrói, empresário é o que perpetua a obra. Parte desse desafio depende do compromisso da família em se tornar uma família empresária. O ideal é que os filhos e os outros integrantes da família sejam preparados para administrar o empreendimento”, disse

Segundo o professor, muitas das grandes empresas do Brasil não estão sendo vendidas, mas compradas. A diferença é que a empresa comprada é posta venda em conseqüência de problemas familiares entre os herdeiros, que não se entendem. “Cerca de 65% das empresas familiares existentes no mundo desaparecem do mercado por causa de disputas internas. Isso acontece porque não há diálogo entre os familiares, principalmente quando se trata de questões delicadas. É natural que as diferenças existam, cabe aos integrantes sentarem e dialogarem. Tudo fica mais fácil quando o fundador toma a iniciativa e tenta solucionar os problemas com maturidade. Mas o que vemos é uma situação oposta, fundadores que são ótimos empreendedores, gerenciam seus negócios com eficiência, mas são pais ausentes”.

“O primeiro desafio dos herdeiros é ter uma conversa franca sobre a capacidade de se entender dentro da empresa. É primordial que essa conversa exista na família e que as dificuldades sejam debatidas e solucionadas. Outra alternativa é os filhos do dono trabalharem primeiro em empresas de terceiros, para que possam adquirir experiência, disciplina e comprometimento com o trabalho. Dessa forma, terão muito mais condição para assumir os negócios familiares”.

Renato Bernhoeft deixou bem claro que a empresa não é o local apropriado para se tentar ajudar e dar rumo a filhos problemáticos. “Os problemas familiares devem ser resolvidos em casa, com diálogo”, concluiu o consultor.

O projeto ‘Hora do Empreendedor’ é desenvolvido pelo Sebrae em Sergipe para estimular a cultura empreendedora entre os sergipanos. A proposta é possibilitar que eles tenham acesso a novas informações e conhecimentos por meio de palestras proferidas por profissionais de renome e com vasta experiência no mercado.

“Em março desse ano trouxemos para Aracaju o consultor e escritor Gustavo Cerbasi, que ministrou a palestra ‘Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos – preparando filhos para lidar com o dinheiro’. Agora foi a vez do professor Renato Bernhoeft falar sobre questões e problemas que envolvem a sucessão empresarial familiar. O objetivo do Sebrae é facilitar a vida dos empreendedores sergipanos nas questões gerenciais, para que tenham condição de administrar seus empreendimentos da melhor forma possível, gerando novos postos de trabalho e recursos para o Estado”, explica Zezinho Guimarães, superintendente do Sebrae.

São parceiros do Projeto a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Conselho de Jovens Empreendedores, Livraria Escariz e Hotel Aquários. Informações na Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae, telefones (79) 2106-7758, 2106-7715 e 2106-7722. A sede do Sebrae está localizada na Avenida Tancredo Neves, 5500, Bairro América.


Fonte: ASN

Nenhum comentário: