Esse blog tem o intuito de proporcionar conhecimentos e informações relevantes ao campo da Administração!

Lembrando que estamos sempre abertos a dicas e opiniões que ajudem nosso blog a tornar-se cada vez melhor!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Segredos de um líder

Para Robert Wong – consultor considerado pela revista The Economist um dos 200 mais destacados headhunters do mundo - os grandes líderes já nascem líderes. Todas as pessoas têm a semente da liderança, mas em graus diferentes. É como dizer que todas as pessoas possuem duas pernas que usam para se locomoverem. Porém, apenas algumas nasceram para dar chutes a gol como o Pelé, ou dançar como Margot Fountain. Porém, vale ressaltar que é preciso levar em conta as circunstâncias, ou seja, se o Pelé não treinasse ou tivesse nascido na Bósnia ao invés do Brasil, não seria o Pelé.

Além disso, um líder deve ter estratégias e metas, mas esse não é o maior segredo de uma liderança de resultado. Um líder deve saber procurar e escolher a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa e, principalmente, que esteja ali pela razão certa. "Vemos o caso da seleção brasileira na última Copa. Tínhamos os melhores jogadores, na hora e lugar certo, a Copa, mas pela razão errada. Eles não estavam ali para defender o Brasil e sim, pensando, nas renovações de seus contratos e na possibilidade de conseguir uma oportunidade internacional" afirma Wong.

Ter a razão certa faz toda a diferença do mundo. Em uma entrevista de, quando o candidato responde que quer a vaga porque no

trabalho em que está não há mais chance de crescer, está na verdade dando uma razão para deixar o emprego que tem, e não para conseguir o da entrevista.

Sem a razão certa, não se ganha uma guerra. Pode-se lembrar da guerra do Vietnã, onde os EUA tinham o melhor, mais capacitado e armado exército, mas o do Vietnã, apesar de paupérrimo, sem treinamento, tinha a razão certa e assim conseguiu um feito que entrou para a história.

Os verdadeiros líderes, mais do que motivam sua equipe, eles inspiram. Motivação é mover para a ação. O que é possível obter com prêmio e castigo, mas prêmio e castigo uma hora não motivam mais. Fatores externos têm vida útil curta. Podem até ser utilizados, mas não funcionarão sempre. Inspiração é inspirar a ação, é colocar para dentro. Se um verdadeiro líder conseguir inspirar as pessoas é capaz de mover montanhas. Por exemplo, Cristo foi um grande líder porque inspirava as pessoas.

Outro ponto importante que se pode destacar é que o sucesso pessoal e profissional estão dentro de nós. Só foco no profissional ou no pessoal significa que a pessoa está em desequilíbrio. É preciso haver tempo para todas as coisas: pessoal, profissional, família, estudo, academia, etc. Não é o sucesso pessoal que vai compensar o fracasso familiar, ou vice e versa. Por isso, o sucesso está no equilíbrio.

Os caminhos para ser um verdadeiro líder são: se conhecer, saber quais são seus limites. O que é fundamental, porque não dá para delegar. Segundo, ter auto-confiança, que anda junto com o conhecimento. Ninguém quer ter como líder uma pessoa que sempre fica na dúvida do que deve fazer, que caminho seguir. 'Quanto mais confio, mais eu conheço', afirma.

Para concluir, todos nós já nascemos como todo o nosso potencial dentro de nós. Não podemos acrescentar mais nada. Quer descobrir para o que veio a Terra? A resposta está dentro de você.

Serviço:

Robert Wong abordará esse e outros temas em sua participação no 3º Congresso de Liderança e Empreendedorismo, que vai acontecer no dia 10 de novembro de 2007, no Hotel Transamérica. Veja a programação do evento e faça a inscrição no site www.kla.com.br

Fonte: KLA.COM.BR

Nenhum comentário: